segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Carvalhais de Rendufe e Labrujó é um dos candidatos às '7 Maravilhas Naturais de Portugal'

Assunto(s): , , , , , , , ,

O Município de Ponte de Lima apresentou 2 candidaturas às "7 Maravilhas Naturais de Portugal", eleição que está a decorrer até Setembro de 2010. Tendo por base o trabalho desenvolvido pelo Município no que concerne à educação ambiental, este apostou na candidatura dos Carvalhais de Rendufe e Labrujó e da Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos.

Este novo projecto, organizado pela New 7 Wonders Portugal, surge na sequência das "7 Maravilhas do Mundo, de Portugal e das 7 Maravilhas de origem Portuguesa" em 2009. Após o sucesso alcançado nos últimos anos com as eleições das "7 Maravilhas do Mundo"; "7 Maravilhas de Portugal" em 2007 e as "7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo" em 2009, eis que em 2010 os portugueses têm a oportunidade de eleger as "7 Maravilhas Naturais de Portugal".

A candidatura dos Carvalhais de Rendufe e Labrujó, à categoria de Florestas e Matas, fundamenta-se da seguinte forma: "..Os seus carvalhais, últimos redutos nacionais das florestas naturais de quercíneas, de elevado valor ecológico/paisagístico, associados aos prados verdejantes cultivados em socalcos, formam mosaicos agro-florestais, dignos de contemplação. Repletos de nascentes estes magníficos bosques contribuem fortemente para a fertilização natural dos solos. Flora e Fauna de singulares características e estado de preservação provam o equilíbrio do ecossistema."

O processo de avaliação dita que até 7 de Fevereiro, serão eleitos 77 candidatos, 11 por cada uma das 7 categorias. O passo seguinte, indica que 21 notáveis escolhe 21 finalistas, que serão apresentados para votação pública em 7 de Março, decorrendo a votação final até 7 de Setembro de 2010.

Fonte: Portal do Município de Ponte de Lima

4 comentários:

Anónimo disse...

nao me digas',a nossa terra esta assim tao a frente

Anónimo disse...

as fotos da neve em yilar do monte estao bonitas ,e pena nao teres tirado a nossa terra´´ ouvi dizer que nevou ´´tenho pena de ja nao morar aí.

Anónimo disse...

só espero que as pessoas agora comecem a perceber quanto vale preservarmos ecossistemas como estes e lutem pela sua preservação

Anónimo disse...

Que esta seja uma forma de provar aos residentes que aquilo que temos é mais valioso do que parece. Que não sejam sempre os outros a dar valor a estas terras!