quinta-feira, 22 de junho de 2006

vilar do monte



Conta a lenda, que esta freguesia foi fundada por doze pastores de Cabreiro (Arcos de Valdevez), que passavam a maior partes do ano pastoreando os rebanhos por estes sítio e, acabariam por se estabelecer nestas terras, devido a fertilidade do solo e pela vastidão dos montados. Um destes pastores, de nome Vilas, permaneceu nestas terras por mais tempo com o seu rebanho. Quando outras gentes dos Arcos perguntavam pelo o Vilas, a resposta era sempre a mesma: o Vilas está no monte. Poderá ter surgido então por derivação o nome de Vilar do Monte.
Vilar do Monte, localiza-se a cerca de quinze quilómetros a norte da sede do concelho, a vila de Ponte de Lima, e, portanto, também à mesma distancia do rio Lima, pela sua margem direita. Ocupa uma área de cerca de 351 ha em plena Serra da Labruja, pelo que as vistas panorâmicas e a qualidade de vida proporcionada por uma natureza ainda num estado, pode se dizer imaculado, são umas das ofertas que esta terra apresenta aos seus naturais ou forasteiros.
Estabelece limites com as freguesias de Labrujó, a norte; Calheiros e Refoios do Lima, a sul. Miranda (Arcos de Valdevez), por nascente e Bárrio e Cepões, a poente.
Tem como principais actividades económicas a agricultura, a pecuária, o pequeno comércio, transformação da madeira e construção civil.
Recorre aos serviços de administração pública e saúde implica a deslocação para a sede concelhia.
O artesanato está presente na freguesia através da tecelagem, mantas e passadeiras de farrapos e linho.
O Património monumental, o seu valor paisagístico e ambiental são locais de interesse turísticos, do qual podemos destacar o Penedo das Corujas (limite de Vilar do Monte com a freguesia de Bárrio). No lugar de Salgueiro Gordo, pode-se encontrar cavalos selvagens que compõem a inegável beleza deste local. Na Lagoa, poderão encontrar javalis e outros tipos de caça.
A Mesa dos Quatro Abades, é outro local de grande valor histórico e com uma beleza inarrável.

2 comentários:

Florindo Sousa disse...

Então paulo tdo bem? parabéns pelo óptimo trabalho.Gostei mesmo! É mto bom ficar a saber um pouco mais sobre esta bela terra. Ainda bem que o blog está a dar os seus frutos:)!Fica bem! um abraço!!

Anónimo disse...

Uma regiao bonita. Eu vejo amiudo em fotografia aeria usando o `GOOGLE EARTH` Eu nasci em Miranda, imigrei com 14 anos.

Os meus parabens pelo bom trabalho.

M. Correia