quarta-feira, 1 de fevereiro de 2006

Descrição Geográfica

Rendufe situa-se no limite norte do concelho de Ponte de Lima, confrontando com Castanheira (Paredes de Coura) e rodeada pela Labruja, Bárrio e Labrujó.

O Tombo de Rendufe, do ano de 1768, menciona os limites da freguesia do seguinte modo: principia a demarcação com o Bárrio no sítio de Fézelhas, de onde entra o rio e regato que vem do Ribeirinho, pelos moinhos da Sobrada acima... e daqui à Ponte de Tosende, onde passa o caminho que vai para Picaranha e daqui pelo rio acima até o Colhão da Lomba onde se junta o Regato que vem do lugar da Costeira com o rio que vem do Porto de Santa Maria (de Labrujó) onde finaliza a demarcação com o Bárrio.

Com Santa Maria de Labrujó: começa no dito Colhão da Lomba seguindo pelo Regato que vem da Costeira... ao Vale da Giestinha e daqui sempre pelo vale acima até Chão do Crasto onde finaliza com Labrujó e começa o limite com Castanheira no Penedo Homem e daqui ao Alto da Pena e daqui vai descendo pela Fonte da Pulga a (saya?) Pereiros e daqui atravessando a estrada da Travanca direito ao Oiteiro Grande e daqui pelas Cachadas Velhas aos Penedos dos Agueiros e aqui finaliza com Castanheira... e começa com S. Cristóvão da Labruja... pelo Chão Redondo ao Penedo Giesteiro e daqui à Poça do Vale de Égua e daqui pelo Chão das Bestas direito às Frelinchas? (de leitura difícil) e daqui à Poça? de S. Romão e daqui sempre pelo alto do monte aos penedos do Poço do Grou e Fontinha Santa e daqui volta para o sul ficando a freguesia da Labruja da parte do poente e daqui vai descendo pelo Couto? do Sangarinhal dos Penedos Negros direito ao Marco da Paradela atravessando a estrada da Ferrenha que vai desta freguesia para a Labruja e daí descendo pelo alto das Cachadinhas Redondas ao sítio chamado as Fèzelhas onde principia com o Bárrio.

(A.D.B., Livro n.º 188, fl. 108).

0 comentários: