terça-feira, 1 de maio de 2007

Lenda das Maias

Assunto(s): , , ,



Em Rendufe, como em qualquer localidade, existem vários usos e costumes. Estes transmitem-se de geração em geração e devem ser preservados, respeitados e divulgados já que são os usos e costumes que constituem a nossa cultura popular.

Um dos costumes "mais activos" da nossa terra é o de no 1º de Maio, enfeitar as portas das casas com giestas, às quais também se dá o nome de Maias por florirem em Maio. Além disso, algumas pessoas, além dos raminhos de giesta colocam, também, belas coroas de flores.
Segundo a lenda, esta tradição remonta ao tempo da vida de Jesus.

Certo dia, andavam os Judeus à procura de Jesus para o matarem. À noitinha, viram que Ele se recolheu numa humilde casinha. Então, para na manhã seguinte poderem prender Jesus, colocaram um ramo de giestas floridas no fecho da porta, a fim de não terem dificuldade em identificar a casa. Mas, ao amanhecer, todas as fechaduras das portas estavam enfeitadas com ramos de giestas. E, assim, os Judeus desorientados não poderam encontrar a casa onde estava Jesus.

É por isso que, ainda hoje se colocam os ramos de giestas nas portas em honra a este acontecimento.

Outra versão conhecida, para a colocação de ramos de Maias nas casas, tem a ver com as formigas pois pensa-se que estas assim, não invadem mais a casa durante o ano.

Por altura desta data, há alguns anos atrás havia também o hábito da Escola Primária de Rendufe participar num concurso municipal alusivo às Maias. Os alunos e professores empenhavam-se e divertiam-se imenso a elaborar belas e originais coroas de flores. Os resultados obtidos eram tradicionalmente muito favoráveis e compensadores.

0 comentários: