quinta-feira, 13 de junho de 2013

Mesa dos Quatro Abades em Vilar do Monte | 16 de junho, às 12h00

Assunto(s): , , , , , , , , , ,

O Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Alimentar, Nuno Brito, vai participar na tradicional "Mesa dos Quatro Abades", que se realiza domingo, 16 de junho, a partir das 12 horas.

A tradição remonta ao século XVII, à volta de uma mesa em granito que se apoia no marco divisório de quatro freguesias do Concelho de Ponte de Lima, sendo elas Calheiros, Cepões, Bárrio e Vilar do Monte. A mesa é ladeada por quatro bancos também em granito, cada um assente no território de cada freguesia, onde outrora os representantes de cada paróquia sentavam-se para debater e resolver os mais diversos assuntos consultando os fiéis, que se encontravam ao seu redor.

Esta secular tradição, actualmente fruto da iniciativa das juntas de freguesia, foi recuperada em 1988, sendo celebrada anualmente, no 3º domingo do mês de junho. Cabe ao Presidente de cada junta de freguesia apresentar as suas reivindicações ao Presidente da Câmara de Ponte de Lima, que preside a esta cerimónia tradicional. Trata-se de um fórum popular com relevo para as questões ligadas ao desenvolvimento regional. A música tradicional portuguesa complementa este típico costume limiano.

O lugar da Veiga das Cartas, lugar comum às quatro freguesias é o ponto de encontro. O acesso à "Mesa dos Quatro Abades" é feito pelo lugar da Costa, freguesia de Vilar do Monte.

Coordenadas GPS:
Latitude: 41º49'54,905''N
Longitude: 8º33'25,152''W

Fonte: MPL

0 comentários: