sábado, 4 de abril de 2009

A visita pascal

Assunto(s): , , ,

Falta uma semana para vivenciarmos mais uma visita pascal. Há alguns anos atrás, esta tradição religiosa era sentida e experienciada com mais vigor pela população, denotando-se um grande espírito comunitário e social, em que os mais jovens acompanhavam a "cruz" a todas as casas da freguesia! Bem, alguns podiam não chegar bem ao fim... mas pelo menos tentaram :-)

Na minha opinião, nos últimos anos, tem ocorrido algumas alterações. O facto da visita pascal estar a perder algumas das suas características únicas, que tornavam os compassos muito sui generis de freguesia para freguesia, devem-se a alguns dos seguintes factores: muitas famílias já não recebem o compasso nas suas casas; parte dos emigrantes já não regressam à aldeia nesta época do ano; a mobilidade as pessoas é maior (transportes e redes de comunicação); e, por último, as mutações socio-culturais ocorridas na última década.

Tenho muitas e boas recordações desta festividade e era muito bom que esta tradição perdurasse por muitos e longos anos, mas, para tal, todos nós temos que voltar a sentir o espírito da Páscoa, do convívio com a família, amigos e vizinhos.

Em seguida apresento-vos algumas fotografias antigas da visita pascal na freguesia de Rendufe.

0 comentários: