sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Junta de Rendufe implementa sistema de "pesca e paga" trutas

Assunto(s): , , , ,

A Junta de Rendufe, em Ponte de Lima, vai criar três lagoas na freguesia, povoá-las de trutas e depois implementar um sistema de "pesca e paga", anunciou no dia 29 de Janeiro o autarca local.

Manuel Pereira explicou à Lusa que as lagoas, a implementar junto ao rio Labruja e já autorizadas pelo Ministério do Ambiente, terão entre 40 a 50 metros quadrados cada e deverão estar prontas já no próximo Verão.

"Serão disponibilizadas no local canas e demais apetrechos para a pesca, ninguém precisa de trazer nada de casa. No final, cada pessoa leva as trutas que pescar, apenas tendo que pagar uma determinada quantia em função do peso do pescado que conseguir", disse. "Se pesca um quilo paga um quilo, se pesca dois paga dois", acrescentou.

Para o autarca esta é uma iniciativa que visa "chamar gente" para a freguesia, onde apenas vivem 188 pessoas.
Junto às lagoas, será ainda construído um pequeno restaurante, sendo que ambos os equipamentos deverão ser entregues à exploração de privados. Cada uma das lagoas será povoada com trutas de diferentes tamanhos e de duas espécies: a truta do rio e a truta arco-íris.

Com um polidesportivo que será também implementado nas proximidades, o investimento total ascenderá a 500 mil euros.
Manuel Pereira adiantou que o projecto das lagoas foi "pescado" de umas fotografias da Irlanda e também de uma estrutura idêntica existente em Paredes de Coura.
Fonte: Website de Rendufe, a partir da notícia publicada na RTP Notícias e no Jornal Expresso.

0 comentários: