sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Desfolhadas (há 20 anos eram assim)

Assunto(s): , , ,

Mês de Outubro, noites de luar, noites propícias a fazer uma desfolhada.

Por volta das onze e meia da noite lá se ia com um cesto e um desfolhador (utensílio feito em pau de oliveira com uns buracos onde era colocado um elástico para segurar na mão) chegava-se ao campo. Lá via-se dez, quinze ou vinte mideiros (conforme o tamanho do campo) que se iam desfolhar naquela noite.

Em cada mideiro juntavam-se cinco ou seis pessoas, no qual a mocidade fazia questão de ficar sempre juntos, aproveitando-se para falar de amores e desamores do dia adia da aldeia. Quando um cesto se enchia, uma rapariga pedia ajuda a um rapaz para ir com ela despejar as espigas a uma pilha que se fazia no meio do campo, aproveitando também, para namorar mais um pouco.

Quando alguma rapariga encontrava uma espiga vermelha (espiga rainha) tinha que ir dar um beijo a todas as pessoas que estivessem naquele mideiro.

Por volta das três da manhã vinha o lanche, bagaço, vinho fino (vinho do porto) e bolachas. Por volta das nove horas, já em casa, é que se almoçava (arroz com carne de porco). E o dia continuava, era hora de trazer as espigas para as eiras e a palha para fazer moreias.

Era uma época de muito trabalho, de muito suor, mas também de muita felicidade, aromas e sabores que jamais esquecerei...!!!!

0 comentários: