sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Moinhos antigos!

Assunto(s): , ,

É no pequeno rio das Ferrenhas que se encontram grande parte dos moinhos de água da freguesia de Rendufe. Já são muito poucos os moinhos que ainda se encontram a laborar.

Noutros tempos, estes moinhos não paravam de trabalhar, chegando a haver, em alguns casos, horários entre várias famílias para a utilização dos mesmos. A farinha obtida após a moagem tinha como destino a alimentação dos animais e o fabrico do pão, normalmente, a broa de milho e o bolo do "tacho".
Com o passar dos tempos, a população foi diminuindo, assim como a agricultura praticada, deixando-se por isso, de cultivar os cereais (milho, centeio, trigo), que "alimentavam" e davam vida a estes moinhos.

O futuro destes moinhos passará, provavelmente, pelo seu abandono completo. Contudo, nos últimos tempos, tem havido uma crescente procura por este tipo de imóveis, quer para reconstruir, quer para aproveitar a pedra de que são construídos.

Mas será que não devia existir um plano de requalificação para estes imóveis de grande valor etnográfico para a freguesia? Dado o seu valor, estes constituem-se, depois de recuperados, como excelentes pólos de atracção dentro do turismo rural/ecológico que deverá ser desenvolvido e potenciado pelas entidades competentes.

0 comentários: