sexta-feira, 1 de setembro de 2006

Lenda da "Moura Encantada"

Como em quase todas as freguesias, também em Rendufe existe uma lenda relacionada com aquilo que se designa de “Moura Encantada”.
Num dos montes de seu nome “Chão de Croa” existe um grande penedo. As pessoas mais antigas contam que, dentro desse penedo está escondida uma grande serpente, ou seja a “Moura”.
Dizem que quem souber desencantá-la, dizendo umas palavras que só estão escritas no livro de S. Cipriano, ganha uma grande fortuna, ficando rico para toda a vida. Também contam que só a podem desencantar uma pessoa. Ao tentar desencantá-la não se pode assustar, com as coisas estranhas que segundo a lenda aparecem para testar o seu carácter. Caso contrário, essa pessoa não ganhará riqueza nenhuma e morrerá.
Nesse penedo existe outra particularidade: há uma pedra que raspando com ela contra o lajedo imita um sino a tocar.
Segundo conta a história, noutros tempos, já várias pessoas conhecedoras da lenda tentaram enriquecer à custa da “Moura” mas feliz ou infelizmente não há relato de ninguém que tivesse sido bem sucedido.
Sendo assim, há um caminho aberto para novas aventuras…

2 comentários:

Anónimo disse...

carla rendufe sem ti não é nimguem ,força .............

Anónimo disse...

Da lenda nada a dizer, mas alguem que descubra a pedra e faça uma sinalização do local, pois esta deve estar meia escondida e por sorte não foi pelo monta abaixo, quando abriram aquele caminho florestal. Com sorte e se tiverem um pouco de tempo, podem admirar o local e ainda ver passar alguma raposa ou outro bicho selvagem, no fundo do penhasco.